Hoje o céu recebe um verdadeiro guerreiro.
E nós, aqui na Terra, tentamos encontrar forças para lidar com uma dor que parece impossível de explicar. A partida do meu padrinho deixa um vazio imenso, daqueles que nenhuma palavra consegue preencher. Um coração bom demais para esse mundo, um homem raro, de alma leve, sorriso acolhedor e um jeito único de fazer qualquer pessoa se sentir importante.
Meu tio enfrentou uma das batalhas mais cruéis da vida: um CA de cabeça. E lutou até o fim, com coragem, dignidade e força. Nunca perdeu sua essência, nunca deixou de pensar nos outros, mesmo nos momentos em que era ele quem mais precisava de cuidado. Foi um verdadeiro guerreiro. Daqueles que não reclamam da dor, mas seguem firmes, sustentados pela fé, pelo amor à família e pela vontade de viver.
A Base Aérea perde um grande militar, mesmo na reserva. Um homem honrado, comprometido, responsável e dedicado à sua profissão. Mas, acima de tudo, nós perdemos um ser humano extraordinário. Porque ele nunca foi apenas um militar. Foi um exemplo de caráter, humildade e amor ao próximo. Em cada unidade que ele serviu, sempre deixou ótimas amizades, por ser uma pessoa muito tranquila, fazia amizades com todo mundo e não foi a toa que ele ficou conhecido como SUB MEL.
Ele ajudava sem olhar quem era. Não existia distinção de raça, cor, gênero ou condição. Seu coração sempre esteve aberto para todos. Sempre disposto a estender a mão, aconselhar, acolher, resolver, proteger… Nem que fosse apenas com uma palavra amiga. E quantas vezes essa palavra amiga salvou alguém em silêncio…
Foi um marido dedicado, um paizão extremamente protetor e amoroso, um filho presente, irmão parceiro, tio cuidadoso, cunhado querido, sogro acolhedor. Um homem de família. Um homem de valores. Um homem que construiu um legado impossível de apagar.
Quem teve o privilégio de conviver de perto sabe exatamente do que estou falando. Sua simplicidade encantava. Sua humildade emocionava. E seu jeito leve fazia qualquer problema parecer menor. O senhor sempre chegava com esse sorriso inesquecível e com sua frase que agora ecoa para sempre em nossos corações:
“Tá tudo beleza pura!”
E como dói imaginar nossos dias sem ouvir sua voz…
Como dói saber que não teremos mais sua presença física entre nós…
É uma dor imensurável. Um coração dilacerado pela saudade. Parece que falta o chão, falta o ar, falta um pedaço da gente.
Mas, ao mesmo tempo, existe uma certeza muito forte dentro do meu coração: o senhor cumpriu sua missão com honra. Cumpriu além do que imaginava. Plantou amor por onde passou. Fez o bem sem esperar nada em troca. E Deus, em Sua infinita misericórdia, certamente preparou o melhor lugar para receber alguém tão digno quanto o senhor.
Enquanto eu escrevia esse texto, tentando conter as lágrimas que insistiam em cair sem parar, senti como se o senhor estivesse aqui, bem pertinho, falando baixinho no meu ouvido…
E eu ouvi.
“Não fiquem assim…
Eu estou bem.
Descansei.
A dor ficou para trás. O sofrimento acabou. Eu estava cansado… muito cansado. Agora meu coração está em paz.
Quero que vocês lembrem de mim sorrindo, brincando, dizendo que estava ‘tudo beleza pura’. Quero que lembrem do amor que vivemos, dos abraços, das risadas, das histórias e dos momentos simples que fizeram nossa vida valer a pena.
Cuidem uns dos outros por mim.
À minha esposa, meu amor eterno e minha gratidão por nunca ter soltado minha mão nem nos dias mais difíceis. Você foi minha força até o último instante.
Aos meus filhos, meus maiores orgulhos, sigam firmes. Tudo que eu fui e tudo que lutei nessa vida foi por vocês. Levem comigo os valores que ensinei, porque meu amor continuará vivendo em cada passo de vocês.
E a toda minha família e amigos: não deixem a saudade apagar os sorrisos. Quando lembrarem de mim, lembrem com amor.
Porque eu apenas parti antes…
Mas continuarei vivo dentro de cada coração que um dia recebeu meu carinho.”
Descanse em paz, tio.
Seu legado jamais será esquecido.
E o seu amor viverá eternamente em nós.
